fbpx

BLOG

Aqui vais encontrar dicas, textos sobre ti, sobre a tua paixão de negócio, e como te potenciares.

Texto pessoal

Conhece-me! Porque ser-se empresária é desafiante, mas se a isso juntarmos uma família e a vida pessoal. Socooorro!!!!

 

Olá! O meu nome é Sónia Ribas, sou eneacoach e quero apresentar-te o meu propósito, a razão pela qual sinto que posso ajudar-te: mostrar que podes melhorar a tua performance empresarial, para que deixes de te sentir sobrecarregada com a tua empresa. Mas antes vou contar-te um pouco sobre mim.

Sendo a filha mais nova de quatro irmãos, a minha vida nem sempre foi tranquila ou fácil. Cedo aprendi a usar recursos e camadas para me defender e fortalecer, primeiro em casa, depois na escola, na universidade, nos empregos, nas amizades e no mundo. Todo o meu percurso ajudou-me, na verdade, a ser o que sou hoje: responsável, empenhada mas sobretudo com uma forte determinação em passar à prática o que sonho, o que desejo. E através do meu exemplo, ajudar outras pessoas com historias semelhantes à minha!

Com uma vida recheada de altos e baixos (às vezes mais baixos) tive de desenvolver a resiliência e uma forte capacidade de lutar contra os obstáculos (muitos e enormes) que me apareciam pela frente, em todas as frentes literalmente. Estes obstáculos apareciam (e aparecem) todos os dias, quer a nível pessoal, quer profissional, quer mesmo familiar. 

E quando surgiam todos ao mesmo tempo, situação mais frequente do que o que julgas, acredita que me desmotivava, revoltava-me, zangava-me mesmo, e perguntava: porquê a mim? A resposta é que as coisas surgem a quem tem força suficiente para vencê-las, para as superar, mas principalmente e acima de tudo, para aprendermos com elas.

Sim, eu percebi mudando muita coisa na minha vida, que o que vem de menos bom vem para nos desafiar, nos levar para lá da nossa zona de conforto, vem para nos ensinar.

Com o Bready4u.com também podes encontrar esta mudança, também tu podes perceber como enfrentar os obstáculos com serenidade, calma e aprender com cada um deles. Se és mulher e és líder de uma micro ou pequena empresa, conhece agora o meu percurso, a história que me trouxe até aqui, e que fará a diferença no teu caminho.

O meu percurso no meio empresarial começou há mais de 20 anos, contudo foi em 2005 que verdadeiramente me tornei empreendedora, criei uma pequena empresa inovadora na área dos serviços particulares.

Com o objetivo de fazer crescer o meu projecto, sempre alinhado com os meus valores, apercebi-me dos desafios que uma pequena empresa enfrenta. Em 2005, assumi literalmente todas as funções dentro da empresa.

Desde o atendimento telefónico pessoal dos clientes, passando pelos fornecedores ou até pela apresentação de propostas comerciais… isto sem esquecer da gestão do tempo para cuidar das finanças e da contabilidade da empresa.

Com muita alegria vi a empresa a crescer e com isso a equipa de colaboradores. Nesse momento assumi mais algumas tarefas, como por exemplo as funções de recrutamento, formação, bem como toda a estratégia comercial.

Parece muito para uma empresária só, não é?

 

Bem sei, EU FAZIA PRATICAMENTE TUDO! E isto por várias razões, que já te conto mais à frente.

Como seria de esperar, comecei a sentir-me assoberbada com tanta pressão, sem tempo para a família, amigos e mais importante que tudo, sem tempo para mim. E, acredita que, quando entramos nesta espiral o universo começa a dar-nos dicas para ajustar o caminho.

Em 2011 nasce a minha filha, e por razões de timing e de urgência profissional não gozei a maternidade. Ao fim de 15 dias já estava à frente do computador e aos comandos da minha empresa… Não parei!

Em 2013, o universo envia-me vários sinais de que era necessário alterar a estratégia e mudar algo no meu caminho: perdi os meus pais, enfrentei uma separação e ainda assim o que eu fiz? NÃO PAREI!

Pois é, Não Parei Mesmo!

Um ano depois sofri um acidente de trabalho que supostamente me deveria ter feito parar por 3 meses.

O que eu fiz? Isso mesmo! NÃO PAREI!

Sabes porque te conto isto tudo?

Quando recebemos estes sinais e não paramos, acredita o universo faz-nos parar, de uma forma ou de outra.

Em 2018 com o cansaço acumulado, a pressão, o sentir que carregava o mundo às costas, dei-me conta de que estava a esquecer o mais importante para mim: a minha filha!

E foi ela que me obrigou a reflectir.

Quando chegava a casa, fora de horas, ouvia uma vozinha que perguntava diariamente:

Hoje estas bem disposta?

– Posso falar contigo ou deixo para amanhã?

Quando ganhei consciência da profundidade desta pergunta repetida todos os dias, percebi que tinha de fazer algo.

Tinha de mudar o meu caminho! Eu tinha que acreditar que era possível.

E foi então que iniciei o meu percurso de crescimento pessoal, que me levou até onde estou hoje!

Comecei por fazer uma certificação em Coaching para mudar o meu caminho, depois fiz outra para consolidar a minha jornada. E o meu caminho pelo conhecimento não parou mais!

No meio destas escolhas percebi uma coisa que se tornou mais que evidente:

Eu descobri que a minha paixão e o meu propósito é ajudar pessoas, mostrar-lhes que se fizeram pequenas alterações na sua vida, podem viver de uma forma mais leve, mais alegre e atingir mais objectivos.

ESTE MEU CAMINHO TROUXE-ME ATÉ TI!!!

 
Sim estou aqui para te ajudar a transformar o teu percurso, a seres uma líder apaixonada, que merece ver resgatado o brilho nos teus olhos, o brilho de quem ama a sua empresa.